Notícias

Alerta da EMASA: é hora de economizar água!

A construção da barragem do Rio Colônia está adiantada. Mesmo assim, faz-se necessário o uso moderado e consciente da água, para garantir um bom abastecimento em 2017.
A construção da barragem do Rio Colônia está adiantada. Mesmo assim, faz-se necessário o uso moderado e consciente da água, para garantir um bom abastecimento em 2017.

Com a chegada do Verão, a estação mais quente do ano, infelizmente também se inicia a época de estiagens, que são períodos extensos com pouca ou nenhuma chuva. Inevitavelmente, o nível da água nos rios se torna baixo, inclusive nos pontos onde são feitas as captações da água que serve à população.

Em Itabuna não é diferente. Durante a longa estiagem que aconteceu no ano passado, a oferta de água reduziu muito, o que causou uma série de transtornos em várias cidades da região, principalmente na mais populosa delas. A escassez de água potável provocou, entre outras coisas, uma drástica redução na distribuição, a decretação de estado de emergência e até mesmo a necessidade de distribuir água com alto grau de salinidade.

Uma solução à vista é a construção da barragem no Rio Colônia, no município de Itapé, que encontra-se em cerca de 60% na evolução das obras. Porém, antes da sua conclusão, o período de estiagem já começou e a melhor maneira de evitar os problemas pelos quais passamos em 2016 é a velha e boa economia de água.

O esforços devem partir de todos, nas pequenas e grandes atividades: durante o banho, a lavagem da louça, roupas e objetos, a higienização das casas e carros e em todo uso que se faça do precioso líquido. Tudo deve ser feito com economia e, na medida do possível, sem desperdícios.

Outra atitude que deve fazer grande diferença é caprichar no armazenamento, tendo cuidado especial com as medidas necessárias para evitar a proliferação do aedes, mosquito responsável pela disseminação de doenças como a dengue e a chikungunya, que também causaram muitos problemas no ano passado.

Através da antecipação e do planejamento estratégico, a EMASA pretende minimizar os problemas de abastecimento causados pelos fatores naturais, tentando evitar as cenas lamentáveis ocorridas num passado recente. Para isso, contamos com a colaboração dos cidadãos itabunenses. O uso consciente da água garantirá um ano com mais conforto e bem estar para todos.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: