Informativo Notícias

Convênio garante contratação de 50 carros pipas para Itabuna

Prefeitura de Itabuna contrata mais e número carros pipa chega a 30 - Foto Lucas França

O abastecimento d’água da população de Itabuna com carros pipa pelos próximos 30 dias está garantido pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (SUDEC). Na edição do Diário do Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 19, a Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado publicou resumo do convênio nº 10/2016 com a liberação de recurso financeiro no valor de R$1.269.000,00, o que viabiliza a ampliação do numero de carros pipa de 35 para 50 para o transporte de água tratada da Embasa em Ubaitaba para Itabuna.

Com a chegada da verba, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, tranquiliza as comunidades onde foram instalados os 176 reservatórios estratégicos de água, já que o fornecimento será retomado a partir deste sábado, dia 20. “A partir de agora o abastecimento passa a ser diário novamente, pois, com a contratação de 15 carros-extras, poderemos melhor abastecer as caixas a cada 24 horas”, afirma o coordenador Roberto Avelino.

Mesmo com a chegada das chuvas ao Sul da Bahia, que há 10 meses sofre a mais severa seca dos últimos 50 anos, tendo como consequência a diminuição e até o corte do fluxo de água nos rios da região, há necessidade de manutenção das operações de abastecimento d’água por meio de carros pipa. “Sem o aporte de recursos dos governos federal e estadual teria sido muito mais difícil às prefeituras suportar os custos de fornecimento de água. Também foi relevante a cooperação dos municípios regionais com a oferta d’água”, afirma Roberto Avelino.

Há uma semana, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itabuna prestou conta referente à aplicação na operação de carros pipa de verba de R$ 4,5 milhões no primeiro semestre. Logo depois, apresentou novo Plano de Trabalho para a continuidade da operação de carros pipa para abastecimento de emergência da população à Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sudec) que, depois de aprovado garantiu a liberação do novo recurso.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: