Emasa em Ação Informativo Notícias

Emasa adquire 200 mil litros diários de água potável para Itabuna

Emasa fornece água potável a clínicas, hospitais e a população de Itabuna em 68 tanques nos bairros periféricos - Foto Alex Souza - Emasa (7)

Desde a segunda-feira, dia 11, a Emasa consolidou a operação de transporte de água potável da Estação de Tratamento (ETA) da Embasa em São José da Vitória, para hospitais e clínicas e os 68 tanques provisórios instalados em áreas periféricas de Itabuna.

Em um primeiro levantamento feito pela direção da Emasa uma média de 20 caminhões será abastecida todos os dias na ETA de São José da Vitória com água dentro dos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde, sem os índices de cloretos atualmente apresentados na água distribuída na cidade.

Com a aquisição de água doce, a empresa pretende fazer com que sejam atendidas as clínicas e hospitais e parte da população residente em bairros periféricos, a maioria sem condições de comprar água mineral para fugir dos riscos do consumo de água com cloretos.

CLORETOS

Nas últimas semanas, além da diminuição significativa do nível de água nos mananciais de Rio do Braço e de Castelo Novo, no rio Almada, e de Nova Ferradas, no Cachoeira, que abastecem a cidade, em função de uma estiagem na região que já dura mais de 160 dias, houve um aumento dos níveis da maré no entorno do distrito de Castelo Novo, em Ilhéus, resultando no registro de altos índices de cloretos, que comprometeram a qualidade da água para o consumo humano.

A Emasa faz constantes alertas à população para que evite a ingestão da água salobra, além de sugerir que a água seja usada apenas para banho e lavagem de utensílios domésticos. Estão em estudos as possibilidades de novas captações e alternativas de abastecimento para o consumo humano, considerando que parte significativa da população não dispõe de recursos para a compra de água mineral.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: