Informativo Notícias

Emasa amplia abastecimento de água ao Hospital de Base com carros pipa

Pronto Socorro do Hospital de Base de Itabuna foto 02 Pedro Augusto

A Emasa já está abastecendo com água doce todos os reservatórios do Hospital de Base a partir do transporte de estações de tratamento da Embasa em outras cidades da região. A iniciativa atende a uma reivindicação do presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), entidade mantenedora do hospital, Silvane Chaves.

O presidente da FASI explica que, por conta da escassez de água e o rígido controle no abastecimento de setores do serviço público, a Emasa vinha abastecendo apenas um dos reservatórios de 10 mil litros do maior hospital da região. Mas, a quantidade era suficiente para atender apenas a demanda do Centro Cirúrgico do Hospital de Base, que realiza, por dia, uma média de 20 cirurgias.

PEQUENA CIDADE

Com a medida, o hospital passou a ter abastecimento diário de 40 mil litros, que são suficientes para atender a toda sua estrutura. Com 85 médicos e 703 técnicos, o Hospital de Base é “uma pequena cidade”. Localizado em uma região estratégica da Bahia, atende a uma população estimada em 2,1 milhão de habitantes do Centro Sul baiano e de outras regiões do estado.

São 168 municípios pactuados que encaminham casos de urgência e emergência para Itabuna pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de seis mil pacientes são atendidos mensalmente no Pronto Socorro da unidade hospitalar. Ao garantir o total abastecimento do Hospital de Base, a EMASA revela o compromisso de buscar alternativas para que serviços essenciais não deixem de ser prestados diante da mais severa estiagem vivenciada no sul da Bahia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: