Informativo Notícias

Iniciada a perfuração de 13 poços artesianos em Itabuna

IMG_2971

Iniciada neste domingo, a perfuração dos poços artesianos em Itabuna os quais irão contribuir para o fornecimento de água para a população. O primeiro poço a ser perfurado foi na região de Nova Ferradas nos condomínios Jubiabá e Gabriela.

Ação realizada através do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna e Emasa.
Os equipamentos e maquinários chegaram no sábado a tarde e as atividades de campo foram iniciadas acompanhadas por dois Géologos da CERB e pelos Engenheiros Ricardo Campos – Presidente da Emasa e João Bittencourt – Gerente de Produção e Distribuição de Água.

Os poços serão perfurados nas Zonas rural e urbana, inicialmente foram mapeadas treze áreas atendendo a estudos prévios de Geologia. Dentre as áreas estão previstas Serrado, Ferradas, Nova Ferradas nas proximidades dos condomínios habitacionais Jubiabá/Gabriela e São José, condomínios habitacionais Jorge Amado, Pedro Fontes I e II e Jardim América, bairros São Caetano, Califórnia, Fátima e outros.

Esta ação é de vital importância para ampliar o atendimento a população.

Após perfurados a logística de distribuição de água será acompanhada pela EMASA.
Conforme já informado pela EMASA, este longo período de estiagem levou as estações de captação do Rio do Braço Ilhéus e Ferradas Itabuna a operarem em níveis críticos, sendo obrigada a acionar o sistema alternativo de captação em Castelo Novo em Ilhéus, que fica próximo à cota do nível do mar e que vem garantindo, através de manobras técnicas, o abastecimento da cidade, evitando assim o colapso do sistema.

IMG_2962

Muitos esforços estão sendo empreendidos pela Emasa, nestes nove meses de estiagem na região como: instalação de 170 tanques em bairros da cidade abastecidos através de carros pipas, contratação emergencial de carros pipas, aquisição de água doce junto a EMBASA nas cidades de Ubaitaba e São José da Vitória, ampliação na captação de Castelo Novo com a finalidade de reduzir o período de intermitência no abastecimento de água a população.
A estiagem tem trazido graves impactos ao município de Itabuna e região como as cidades de Almadina, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Coaraci, Ibicuí, Itajuípe, Itaju do Colônia, Ibicaraí, Santa Cruz da Vitória, Uruçuca, Ubaitaba, Firmino Alves, Nova Canaã e Pau Brasil.

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: