Emasa em Ação

Saiba como funciona o Laboratório da EMASA

DSC00474

Em atividade desde dezembro de 1970, o laboratório da Emasa fica na Estação de Tratamento de Água, no bairro São Lourenço. Com a periodicidade de uma hora, as análises de toda a água que é distribuída pra população itabunense. Relatórios de acompanhamento da qualidade são preenchidos diariamente, atendendo a Portaria 2.949 do Ministério da Saúde. Esta ação independe de quem seja o prefeito. É obrigação do gestor capacitar o laboratório e as equipes para suas atividades.

O laboratório da Emasa é coordenado pela bioquímica e biomédica Sandra Santana, que atua há 22 anos na empresa. A equipe conta ainda com os técnicos Gildo Marques, Hipólito Tavares e Jeane Nonato. Todas as atividades realizadas tem acompanhamento da Vigilância Sanitária do município, que passa as informações para o Sis Água, Sistema Nacional de Informação, um órgão ligado a Anvisa.

Os usuários são naturalmente fiscais da qualidade da água, e a EMASA disponibiliza na conta de água o número 3215-9100, pra que os mesmos possam enviar avisos sobre qualquer alteração. Em caso de alguma anormalidade, a empresa envia uma equipe, que vai até a residência e faz a inspeção solicitada.

O laboratório funciona ininterruptamente, de segunda a sexta feira, além dos feriados e finais de semana, com equipes de plantão, seguindo determinação do Ministério da Saúde. A Emasa não comenta análises de laboratórios externos, vez que presta conta de suas inspeções a Vigilância Sanitária do município, a Secretária de Saúde do Estado, a Anvisa e ao Ministério da Saúde.

Ainda assim, publica no site boletins informativos sobre a qualidade da água. Desde 29 de dezembro do ano passado, a empresa, juntamente com a Vigilância Sanitária do município, vem divulgando o aviso de que a água distribuída pela Emasa encontra-se temporariamente imprópria para a ingestão direta pelos seres humanos.

A Emasa está sofrendo terrivelmente os efeitos da seca. A falta de chuvas na região criou uma escassez nos pontos de captação, fornecendo água em quantidade insuficiente para abastecer a contento a comunidade. É motivo de sofrimento constante pra a diretoria e funcionários da empresa, que tem consciência das necessidades dos usuários e tem feito o melhor para distribuir a pouca água disponível para toda a comunidade da maneira mais regular possível.

DSC00480

DSC00488

DSC00493

DSC00505

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: