Meio Ambiente

Emasa participa de ação social no Condomínio Pedro Fontes

O bairro Pedro Fontes, localizado na margem do Semi Anel Rodoviário de Itabuna, foi o cenário para uma bela ação conjunta de conscientização pela preservação do Meio Ambiente. o projeto Juntos Pelo Rio Cachoeira aconteceu no feriado do dia 02 de novembro, com a participação da Emasa em parceria com a Associação Pedro Fontes, UESC, UNIME, UFSB, Tiro de Guerra de Itabuna, Biofábrica, Lions Clube, Maçonaria, PRF Secretaria de Sustentabilidade (PMI), entre outros.

Logo pela manhã foram iniciadas as atividades de plantio de mudas em uma mata ciliar, próximo ao Pedro Fontes, onde foi utilizada a chamada “Chuva Sólida”, seguida de uma oficina de grafitagem coordenada pelo talentoso artista Dissena (www.denissena.com), que ensinou voluntários a usarem sua técnica nos tanques de tratamento de esgoto do Pedro Fontes, originalmente numa coloração esverdeada escura, mas que logo se tornaram multicoloridos, dando mais vida e humanizando o local.

“Estamos vivendo o começo de uma nova era”, disse o engenheiro Alfredo Melo, que coordenou o projeto idealizado pela Unime. “As pessoas estão passando a ter a compreensão de que nossos recursos são finitos e que precisamos preservar”. Já o presidente da Emasa, Jader Guedes, observou também o fator de cooperação: “estou muito feliz com essas novas parcerias feitas com a Emasa. O sucesso dessa primeira ação nos deixou muito animados para a realização de outras, que deverão ser agendadas em breve”, disse ele.

 

Hidrogel

Durante o plantio de mudas, foram usadas mudas doadas pela Biofábrica, que coordenou a aplicação de um produto novo e revolucionário, o HIDROGEL, desenvolvido pelo pesquisador mexicano Velasco. Trata-se de uma massa capaz de manter uma planta hidratada por um período de até 04 meses. Utilizada principalmente em ambientes secos, que passam por longos períodos de estiagem, o produto está ficando famoso pelo título de “Chuva Sólida’.

A goma de “chuva sólida” pode absorver água em volumes até 500 vezes maiores ao seu tamanho e funciona como um reservatório subterrâneo que se prende às raízes das plantas. Ele ajuda a capturar toda a água que geralmente seria desperdiçada por escoamento ou evaporação, aproveitando cada gota na agricultura.

Emasa participa de ação social no Condomínio Pedro Fontes