Notícias

Queda de árvore sobre a rede elétrica no Rio Braço prejudica a captação de água da EMASA

Operários atuam para reestabelecer fornecimento de energia na captação de Rio do Braço.

A queda de uma árvore de cerca de 18 metros, no início da manhã de hoje, dia 9, derrubou a fiação e três postes da rede particular de energia elétrica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), que atende a Estação de Captação de Água em Rio do Braço, distrito de Ilhéus.

O incidente causou a paralisação do sistema de captação da EMASA. Operários de campo estão trabalhando para recuperar a rede elétrica para retomar a operação da estação, fundamental para a oferta de água.

De acordo com o gerente Técnico da EMASA, João Bitencourt, há um esforço concentrado para recuperar a rede elétrica o quanto antes e retomar a operação em Rio do Braço.

“Estamos com homens e máquinas trabalhando para retomar o mais rápido possível o fornecimento de energia e voltar a bombear água para a Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço e restabelecer o sistema de manobras que já foi afetado com a interrupção de energia na semana passada”, disse Bitencourt.

Ainda segundo ele, desde fevereiro, quando ocorreu o rompimento de uma das principais adutoras da EMASA, no Jardim Vitória, a empresa vinha operando sem problemas e até reduzindo o tempo de manobra em algumas localidades.

“Os eventos negativos das duas últimas semanas, prejudicaram todo o cronograma de operações e, consequentemente, atrasou o fornecimento de água em alguns bairros de Itabuna. Infelizmente, não temos como prever esses tipos de intempéries, como a queda de árvore, mas estamos centrando esforços para normalizar o abastecimento da cidade o quanto antes”, assegurou Bitencourt.

Com o problema na rede elétrica de Rio do Braço a EMASA está captando água bruta na Estação de Nova Ferradas, até a madrugada de hoje, dia 9, espera voltar a contar com a Estação de Rio do Braço, que vem recebendo água de Castelo Novo, devido ao longo período de estiagem.

Por isso, é fundamental que a população de Itabuna faça uso racional da água e evite o desperdício. O restabelecimento do sistema será gradual.

——
Assessoria de comunicação Social da EMASA
Prefeitura de Itabuna.
09/dezembro/2023.